Parceiros

  • d87e8c2765703a92e3448be2556ab9e04b2aa871.png
  • 947e8c7cea01ef6eb28d36e4a0cddb95c16dda85.gif
  • 172aaafec73956332c34d7db81f177f93d432340.jpg
  • 530c07127eb35a50646cd79ba7becd677255712b.png
  • a3f4c379c73de61c0e60c53c9268004e5075f827.jpg

ABO Sergipe

A ABO-SE surgiu da iniciativa de cirurgiões-dentistas empreendedores. Fundada no dia 22 de fevereiro de 1985, teve como seu 1º Presidente e incentivador Dr. João de Andrade Garcez Filho. Inicialmente sediada numa sala do CRO-SE cedida pelo Dr. Gilberto Acioli, então presidente, em atenção à solicitação de Dr. Djenal Santana. Sendo assim, elaborou-se o estatuto da entidade dando início ao seu patrimônio, através da aquisição de 02 lotes no Mosqueiro os quais fazem parte ainda hoje do patrimônio dessa entidade de classe.

Como seu sucessor Dr. José Augusto Santos Silva, que adquiriu 05 equipamentos Gnatus, iniciando as atividades de cursos na ABO.

Dr. Nerival Celestino de Carvalho tornou-se o 3º presidente. Marcou sua administração com o 1º Congresso Sergipano de Odontologia, o qual obteve grande êxito, resultando na aquisição de um imóvel na Rua de Maruim.

Já na gestão de Dr Marta Virginia realizou-se o 2º Congresso Sergipano de Odontologia, culminando com a compra de sete equipamentos Dabi Atlante e dois aparelhos de RX. Esta ação definiu o inicio do empreendimento que resultaria na ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL-EAP da ABO-SE, fato que selava seu mandato.

Sucedendo a Drª. Martha Virgínia na presidência, o Dr. Augusto Tadeu Ribeiro Santana assumiu e coube a ele nomear o 1º diretor da EAP, Dr. Manuel Nunes Barreto, os quais juntos fizeram a escola ganhar estrutura pedagógica. Nesta fase, iniciaram-se os cursos de especialização com o apoio do CRO-SE, dirigido à época por Dr. Marcos Luís Macedo de Santana, cabendo-lhe a função de presidir o 3º Congresso Sergipano de Odontologia. No período em que presídio a ABO-SE, Dr. Augusto Tadeu assumiu o Conselho Deliberativo da ABO nacional (CDN).

Em janeiro de 2000, assume a ABO-SE Dr. Manuel Nunes Barreto sendo o sexto presidente a assumir a entidade. Com ações empreendedoras e ousadas, transformou a visão da entidade, dentro de um conceito já iniciado quando na direção da EAP, dando inicio a um período de realizações que vinha de encontro aos anseios da classe odontológica. No segundo ano de mandato já inaugurava uma sede com instalações reconhecidamente do melhor padrão, mesmo em termos de Brasil. Adquiriu 12 novos equipamentos, vários periféricos, centrais de ar, projetor de multimídia, moveis e outros utensílios, que proporcionaram incremento nas atividades da entidade.

Atualmente, em seu segundo mandato Dr. Manuel Barreto viabilizou a inauguração do ambulatório II, obedecendo ao padrão do primeiro, com equipamentos recém lançados pela KAVO, com todos os periféricos necessários ao bom desempenho profissional. Neste período, ampliamos o espaço físico da ABO, proporcionando além do novo ambulatório, uma nova sala para aula teórica. Tudo isso está sendo possível, graças a um perfeito entendimento de presidência da ABO-SE com a diretoria da EAP-ABO-SE capitaneada pela dedicada Dr Marta Virginia.

Outra atitude de suma importância é de nomear as salas, homenageando os grandes baluartes da odontologia do nosso estado a exemplo dos professores: Manoel Cardoso Barreto, João Garcez, Fernando Vasconselos e Lélio Fortes.

Também na gestão de Dr. Manuel Barreto, o patrimônio da ABO, deu passos largos, visto que, conseguiu junto à Sociedade Odontológica de Sergipe a doação de catorze salas no CMO, as quais já fazem parte do seu patrimônio. A mesma SOCIEDADE que tempos atrás já havia atendido o nosso apelo e nos doado equipamentos para montarmos o laboratório de prótese, que teve como homenageado o prof. Dr. Lélio Fortes, o qual presta serviços aos associados por preços abaixo do mercado.

 

 

A DIRETORIA